Quem nunca ouviu aquela frase: “Fez tatuagem? Sinto muito! Já era, agora é pra sempre”. Certamente você já escutou histórias de pessoas que tentaram remover a tatuagem com algum tipo de receita caseira, e prejudicaram suas peles de modo irreversível. Contudo, nos últimos anos têm sido desenvolvidas uma série de alternativas para remover tatuagens com segurança, e uma das principais é a remoção a laser.
Portanto, o objetivo desse texto é explicar como funciona a remoção de tatuagem a laser.
Como funciona Remoção a Laser
É fundamental dizer que essa é uma das tecnologias mais eficazes quando se trata de remoção de tatuagem ou micropigmentação. A essência do seu funcionamento é: o laser, através de seu intenso feixe de luz. Ao atingir a pele do paciente ele fragmenta as cores da tatuagem gerando assim uma resposta de absorção dos pigmentos, e consequentemente a remoção da tatuagem.
Na hora da remoção, conforme a orientação técnica, os olhos do paciente devem ser cobertos, e então o técnico passa a testar os lasers na pele com o objetivo de verificar com a pele reage ao estímulo luminoso do laser.
Calma! Antes que isso te assuste vamos explicar: apesar de ser rara, é possível que sua pele apresente alguma reação, por fatores genéticos, ou por elevada exposição ao Sol; por isso, é recomendado que após a operação a exposição ao Sol seja evitada, falaremos sobre os cuidados pós-procedimento daqui a pouco.
Como é a técnica de Remoção a Laser
Após o profissional se certificar de qual será a energia mais eficaz a ser usada, ele passa a utilizar o laser incidindo pulsos de luz na camada superior da pele que são absorvidas somente pela parte da pele que está com o desenho.
Essa alta absorção de uma intensa quantidade de luz faz com que a pigmentação passe a se fragmentar; até chegar ao ponto que os fragmentos de tinta ficam tão desmembrados, que acabam sendo absorvidos e eliminados pelo sistema linfático do corpo. Na sequência, a região tratada vai branqueando com o tempo. Fantástico, né?
O segredo está na quantidade de pulsos de luz que são projetados na pele. Desta maneira, podemos apontar uma relação de proporção, onde: quanto maior for a tatuagem, maior o número de pulsos de luz; ao passo que quanto menor for o desenho, menor o número de pulsos de luz.
A Remoção a Laser dói?
Muitas pessoas perguntam se esse procedimento é dolorido; e sim, temos de reconhecer que de fato ele pode ser um pouco dolorido; e é por isso que muitos técnicos passam uma anestesia local, ou o uso de um equipamento de resfriamento associado, para diminuir o incômodo. Alguns cuidados pós-procedimentos devem ser seguidos, tais como: bolsa de gelo, cremes hidratantes e o uso de protetor solar.
A Pigment.OFF acredita que a ideia de que remoção de tatuagem é algo impossível ficou para trás. Por isso, acreditamos num novo conceito de remoção de tatuagem e micropigmentação. Somos especializados nas melhores técnicas e temos os melhores equipamentos para procedimentos perfeitos.
Imagem: Fonte – Freepik.com